CRM via Internet

CRM é a sigla em inglês de Costumer Relationship Managment, ou Gestão do Relacionamento com Clientes. Os sistemas de CRM são ferramentas que ajudam as empresas a gerenciarem de forma mais organizada esse relacionamento.

Desde saber a data de aniversário dos seus clientes até gerar relatórios para ver qual demanda mais atendimentos de pós-vendas, os sistemas de CRM ajudam a empresas a entender melhor seus clientes e descobrir oportunidades para melhorar seus resultados.

A aplicação mais utilizada em sistemas de CRM é o gerenciamento da força de vendas. Esses sistemas permitem acompanhar todo o processo de busca por novos clientes, das oportunidades de vendas encontradas e até o envio de orçamentos por parte dos vendedores.

Antes restritos a grandes empresas, os sistemas de CRM hoje são acessíveis a empresas de pequeno porte devido a oferta através da Internet e do uso de computação em nuvem. São sistemas de baixo custo, pelos quais se paga uma mensalidade e que permitem o mesmo nível de gestão de sistemas caros, antes disponíveis para grande corporações.

A pioneira na oferta desse tipo de produtos foi uma empresa americana, chamada salesforce.com, que atende atualmente a empresas de todo porte em vários países do mundo.

No Brasil ainda existem poucas ofertas desse tipo. Um exemplo é o A1B2 que adaptou para a realidade brasileira esse tipo de sistema.


Ildeu R. Borges Jr.
INV Tecnologia

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