crossmedia

No planejamento estratégico de marketing atual, a integração da mídia online e offline para a publicidade tornou-se necessária diante das características distintas de cada individuo. Somos diferentes pois sofremos as interrupções no dia-a-dia de formas também diferentes. Saber exatamente como se comportam e reagem esses indivíduos a exposições de anúncios e mensagens, torna-se uma tarefa de muito estudo, que exige análise profunda do publico-alvo que se quer atingir.

Essas interrupções ocorrem no caminho para o trabalho, ao entrar em um site, ao ler uma revista, ao abrir um e-mail, entre outros. Constantemente somos bombardeados por anúncios sedentos por leitura e apreciação. Somos bombardeados de formas diferentes e escolhemos recebê-los ou não por uma serie de fatores que envolvem aspectos emocionais e racionais.

As organizações vivem bolando estratégias para tentar entender a cabeça do consumidor e como de fato conseguir transmitir sua mensagem. A estratégia por si só não concretiza-se apenas com a mensagem, mas necessariamente ela precisa do estudo de outros 2 fatores, que apesar de diferentes, não funcionam separadamente: unidade e crossmedia.

Crossmedia é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline (Fonte Wikipédia)

Distribuir experiências em plataformas diferentes é essencial em uma campanha estratégica. Dosar cada investimento para cada tipo de mídia, visando as características de seu publico-alvo, é parte essencial e que define o sucesso da campanha. A unidade é o complemento essencial que confere a integração entre design e experiência, de forma que o cliente identifique a mensagem.

A vantagem da integração no ambiente on-line

Uma das diferenças entre a mídia on-line sobre a off-line é a forma com que a publicidade é inserida e apresentada. A internet tornou-se um ambiente de entretenimento, cultura, informação e diversão, assim a publicidade teve que adaptar-se a esse meio, ou melhor, de alguma forma fazer parte do meio. Bons exemplos é que não faltam. Se o usuário faz uma busca no Google por exemplo, os links patrocinados (forma de propaganda no Google) tem haver com o que foi pesquisado. No e-mail ou youtube, os vídeos só são vistos e repassados se forem interessantes. No twitter você segue aqueles que quer seguir. Se você opta por seguir uma empresa, provavelmente ela lhe dará algo por isso, seja em informação ou em promoção.

A web toma a frente da comunicação integrada. Por parte dos usuários, por sua praticidade, facilidade e quantidade de informações gratuitas, e por parte das empresas, por sua aproximação com o cliente, feedback e possibilidade de maior integração e experiência.

Assim, uma ação com crossmedia bem estudada, levando em conta a unidade, mensagem e investimento alocados de forma coerente com o publico-alvo potencializam a marca dando maior visibilidade e possibilidades de negocios.

Para fechar a idéia, listei algumas dicas que acredito serem essenciais:

  • Adquira uma visão ampla das mídias e suas possibilidades. Essa visão permite que você necessariamente não conheça de tudo, mas saiba como é o processo em cada ferramenta e o que ela se pode fazer com ela. Se, por exemplo, você é um designer e não entende de 3d, saber quais são as possibilidades da ferramenta é essencial para sugerir produtos.
  • A grande vantagem da tecnologia digital é a maior integração entre cliente e organização. Ela permite feedback positivo e negativo, por exemplo, a partir de comentários em mídias sociais. Por isso, busque informações de como conseguir esses resultados. Estudar como funciona o Google analytics (Plataforma do Google que auxilia no monitoramento de visitantes no site) e como retirar resultados já é um ótimo começo!
  • Passe a ver a solução de um projeto como uma campanha integrada. Em uma primeira conversa com o cliente, veja se há uma abertura para orçamentos em investimentos diferentes do que ele solicitou primeiro. Se você perceber a disposição do cliente em receber orçamento de um projeto em diferentes mídias, aproveite seu lado criativo e apresente uma proposta inteligente e que mostre a integração de cada mídia. Mostre o quanto a campanha será potencializada se for publicada em distintas mídias.
  • Estude para quais mídias o investimento deverá ser mais pesado.
  • Permita a unidade em todos os anúncios veiculados, e como juntos podem proporcionar a experiência ao cliente.

Até a próxima!

Bruna Milagres

About the author

Bruna Milagres

Faça o seu comentário