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SEO (Search Engine Optimization) é o trabalho de otimização de uma página web ou um website para que esse possa ser reconhecido pelas ferramentas de busca. Um trabalho de SEO bem desenvolvido melhora o posicionamento de seu site nos resultados de uma busca.
Incorporar o SEO é fundamental para o sucesso de seu site, pois, considerando que 80% dos usuários consultam alguma ferramenta de busca para encontrar informações na net, estar bem posicionado pode fazer uma grande diferença. No entanto, mais interessante desse processo é que ele trabalha as buscas naturais, gerando maior credibilidade junto ao seu público-alvo.
Entendendo o SEO
Várias ações podem ser feitas dentro de um projeto SEO. Uma delas é a pesquisa e análise de palavras-chaves que levariam os usuários ao site de sua empresa, ou seja, entender como funciona a lógica de raciocínio do público-alvo na hora de efetuar uma pesquisa. Com essas informações, é possível monitorar o desempenho de seu site e refinar esses resultados garantindo o aumento de tráfego em sua página. A consequência? Mostrar o caminho do produto ou serviço ao usuário interessado, aumentando suas chances de vendas e conquista de novos clientes.
Outro ponto importante é a relevância de conteúdo. Trabalhar conteúdos exclusivos e de qualidade, ter links consistentes e manter a avaliação de desempenho de suas páginas fazem com que aumentem substancialmente as chances de tráfego.
Cuidados na hora de contratar um SEO
Porém, é fundamental que na escolha de um serviço de SEO você avalie as práticas utilizadas pelos profissionais antes de contratá-los. Existe um lado perigoso do SEO chamado Black Hat, em que são utilizadas técnicas irregulares que “enganam” as ferramentas de busca para melhorar o ranqueamento da página.  Caso descobertos, os sites podem ser punidos com redução de importância nas buscas ou até mesmo exclusão.
Outra promessa que não deve ter crédito é a de empresas que garantem o primeiro lugar no Google. Ninguém pode garantir posicionamentos previamente, por isso fique atento!
Para garantir um bom resultado, procure conhecer os trabalhos anteriores e os resultados já alcançados pelo seu futuro fornecedor e mantenha-se sempre conectado no desenvolvimento do trabalho. Projetos de SEO pedem manutenção constante ,e não se obtém resultados da noite para o dia, pois requerem pesquisa e profundidade no conhecimento do público-alvo.Em

SEO (Search Engine Optimization) é o trabalho de otimização de um website, ou de uma página web, para que este seja reconhecido pelas ferramentas de busca e tenha um bom posicionamento nos resultados de uma pesquisas. É uma das novas ferramentas de marketing que ganha mais atenção a cada dia. Afinal, todos já sabem que não adianta ter o melhor website do mundo se ninguém souber que o site existe,  mas o que muitas empresas e profissionais só estão descobrindo agora é que as ferramentas de busca são os principais meios para o visitante chegar ao seu site, e que não há esforço que faça o site que o “sobrinho” fez ficar bem posicionado.

O projeto de SEO é desenvolvido em conjunto por profissioinais de diferentes áreas, como: Pesquisa, Planejamento, Marketing Digital, Designers, Redatores, Arquitetos de Informação e Desenvolvedores.

Um fator preponderante para um bom trabalho de SEO é a relevância de conteúdo. Trabalhar conteúdos de qualidade com links consistentes, através de uma manutenção constante e que leva em consideração uma ampla gama de fatores a partir de análises dos acessos, fazem com que aumentem substancialmente as chances de tráfego no website.

Pesquisas comprovam a importância de um posicionado nos  resultados das busca:
google-heat-map– 80% dos usuários passam pelos mecanismos de busca antes de tomar uma decisão de  compra de um produto ou contratar um serviço.
– 100% dos usuários olham para os 3 primeiros resultados;
– 98% clicam no lado esquerdo 2% clicam no lado direito (os 98% incluem os cliques nos 3 Links Patrocinados que aparecem no lado esquerdo);
– 90% dos usuários não passam da 3º página de resultados;
– 62% dos usuários não passam da da 1º página de resultados;
– 36% dos usuários consideram que as empresas que estão nos primeiros resultados são as principais empresas do mercado no segmento pesquisado;
– Os resultados Orgânicos têm pelo menos 20 vezes mais cliques que os Links Patrocinados, em função da credibilidade e do conhecimento dos usuários de que não são resultados pagos, mas exibidos por relevância com a pesquisa.

Considerando estes números, estar bem posicionado em ferramentas de busca,  pode fazer uma grande diferença tanto para aumentar vendas quanto para a imagem da marca. Uma vez que o projeto de SEO trabalha as buscas naturais, gerando maior credibilidade junto ao público-alvo.

Uma vez que o seu website seja mais acessado através dos usuários dos mecanismos de busca, haverá aumento do número de visitas. Com um número maior de usuários que vêem seus produtos/serviços aumenta possibilidade de venda.

Outro fator importante é a possibilidade de Análise de Retorno Sobre o Investimento (ROI), diferentemente das mídias tradicionais, o SEO é totalmente mensurável, pode-se analisar quais palavras-chave convertem mais acessos, qual link resulta em mais visitas, qual parceiro provém mais usuários.

Para saber se seu site necessita de investimento em SEO, monitore a porcentagem de acessos ao seu site através de mecanismos de pesquisa pela sua ferramenta de Web Analytics.  Se este valor for inferior a 70% procure um profissional da área de Web Analytics para fazer uma análise mais profunda, isso pode significar que você tem um grande potencial para um projeto de SEO. Verifique também as palavras-chave que mais levam acessos ao site, se essas palavras tiverem uma ligação direta com o nome da empresa ou empreendimento, você tem que evoluir bastante em relação a otimização para mecanismos de pesquisa. Faça pesquisas nos buscadores com palavras que não façam menção ao nome da empresa e/ou empreendimento mas que tenham ligação direta com seu negócio e veja se você esta presente na primeira página de resultados.

Caso encontre necessidade de investir em SEO, tenha cuidado e seja criterioso na hora de contratar um prestador de serviços. Avalie as práticas utilizadas pelos profissionais antes de contratá-los. Existe um lado perigoso do SEO chamado Black Hat, em que são utilizadas técnicas irregulares que “enganam” as ferramentas de busca para melhorar o ranqueamento da página.  Tais sites quando descobertos são punidos com redução de importância nas buscas ou até mesmo excluídos. Outra promessa que não deve ter crédito é a de empresas que garantem o primeiro lugar no Google.

Projetos de SEO necessitam de manutenção constante, e não se obtém resultados da noite para o dia, pois requerem pesquisa e profundidade no conhecimento do público-alvo. Leve em consideração que ninguém que realmente conheça SEO de verdade pode acreditar que tem condições de fazer tudo sozinho. Não cometa os errros daqueles que contrataram os “sobrinhos” para desenvolver seus sites.

Procure conhecer os trabalhos anteriores e os cases do prestador de serviços. Lembre-se que trabalhos de SEO demandam conhecimento e habilidades técnicas específicas. Somente com a estratégia correta você poderá garantir um bom resultado.

Você também pode entrar em contato e solicitar uma avaliação do seu site ou à respeito de como atingir melhores resultados utilizando técnicas de SEO. Clique aqui e converse com nossos consultores.

About the author

Darley Cardoso
Startup's entrepreneur, creative art director and digital marketing consultant with research interests and personal relationships between fluid arts, communication and technology. With a focus on digital arts, culture and shared social mobilization. From Brasília, DF, Brasil.

8 Comentários

  1. Isto aí Darley o SEO é muito interessante inicialmente para empresas de pequeno a médio porte que estão estruturadas para receber uma demanda grande de pedidos. Mais para o futuro falaremos sobre! Abração e Nota 10 o Blog.. Fuiii

  2. SEO é interessante para qualquer tipo de empresa em qualquer período de maturação do negócio, o importante é manter uma boa presença on-line e que os produtos e serviços atendam ao que foi ofertado. Afinal. vender mais é interessante para qualquer empresa em todos os momentos. E se quiser aumentar suas vendas, pergunte-me como ;)

  3. Isso é verdade, o mais interessante para empresa é vender, e não importa o porte da empresa, com as ferramentas que a internet disponibiliza para fazer o marketing digital faz com que a sua empresa alcance mais pessoas num curto espaço de tempo, e o bom disso tudo é que qualquer um pode ser o seu publíco alvo. desde que ele se interesse pelo seu serviço ou produto.Ótimo blog.. gostei muito.

  4. Gosto muito desse artigo, mesmo sendo uma postagem de 2009 continua sendo atual. É interessante olhar esse artigo e ver que em 2016 o marketing digital continua em uma evolução desses princípios básicos esclarecidos aqui. Continuo acompanhando o blog de vocês =) Sucesso sempre!! Adoro as Dicas de SEO. Acho que teremos ainda muitas surpresas no SEO Brasil

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